Luís da Câmara Cascudo, no seu Dicionário do folclore brasileiro, diz que Reisado é
a denominação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e Dia de
Reis.
O
Reisado chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda
conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do
Menino Jesus. Em Portugal é conhecido como Reisada ou Reseiro.
No Brasil é uma espécie de revista popular, recheada de histórias
folclóricas, mas sua essência continua a mesma, com uma mistura de temas sacros
e profanos.
O Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos
que percorrem as ruas das cidades e até propriedades rurais, de porta em porta,
anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos
das casas por onde passam.
A denominação de Reisado persiste ainda em Alagoas, Sergipe e
Bahia. Em diversas outras regiões o folguedo é chamado de Bumba-meu-boi,
Boi-Bumbá ou simplesmente, Boi. No rio Grande do Norte é conhecido como Boi de
Reis, sua brincadeira tem conotações místicas e simbólicas, ligadas profundamente
ao imaginário cristão e a referências mitológicas que cercam o nascimento de
Jesus.
Os personagens são tipos humanos ou animais e seres fantásticos
humanizados, cheios de energia e determinação.
As músicas no Reisado está sempre presente. O Mestre é o solista,
sendo respondido pelo coro a duas vozes. Os instrumentos utilizados
alternadamente são: a sanfona, o tambor, a zabumba, a viola, a rebeca ou
violão, o ganzá, pandeiros, pífanos e os "maracás", chocalhos feitos
de lata, enfeitados com fitas coloridas.
Há uma grande variedade de passos nas danças do Reisado, entre os
quais pode-se destacar: do Gingá, onde os figurantes de cócoras se balançam e
gingam; da Maquila, um pulo pequeno com as pernas cruzadas e balanços
alternados do corpo para os lados, passo também exibido pelos caboclinhos;
Corrupio, movimento de pião com o calcanhar esquerdo; Encruzado, cruzando-se as
pernas ora a direita à frente da esquerda, ora ao contrário.
Tem como personagens principais o Mestre, o Rei e a Rainha, o
Contramestre, os Mateus, a Catirina, figuras e moleques.
O Mestre é o regente do espetáculo. Utilizando
apitos, gestos e ordens, comanda a entrada e saída de peças e o andamento das
execuções musicais. Usa um chapéu forrado de cetim, de aba dobrada na testa
(como o dos cangaceiros), adornado com muitos espelhinhos, bordados dourados e
flores artificiais, de onde pendem fitas compridas de várias cores; saiote de
cetim ou cetineta de cores vivas, até a altura dos joelhos, enfeitado com
gregas e galões, tendo por baixo saia branca, com babados; blusa, peitoral e
capa.
O traje do Rei deve ser mais bonito e enfeitado.
Veste saiote ou calção e blusa de mangas compridas de cores iguais, peitoral,
manto de cores diferentes em tecido brilhante (cetim ou laquê);calça sapato
tênis (tipo conga), meiões coloridos e na cabeça uma coroa feita nos moldes das
dos reis ocidentais, semelhante a das outras figuras, porém encimada por uma
cruz; levam nas mãos uma espada e, às vezes, também um cetro. Durante o cortejo
os Reis vêm na frente, logo atrás do Mestre e do Contramestre.
A Rainha é representada por uma menina, com
vestido "de festa", branco ou rosa, uma coroa na cabeça e um
ramalhete de flores nas mãos.
O Contramestre é o responsável pelo Reisado na
ausência do Mestre. Seu traje é semelhante ao daquele, só que menos pomposo.
Os Mateus, que sempre aparecem em dupla,
usam trajes diferentes dos outros figurantes: vestem paletós e calças de tecido
xadrez, usam um grande chapéu afunilado que chamam de cafuringa, com espelhos e
fitas coloridas, óculos escuros, rosto pintado de preto, geralmente com tisna
de panela ou vaselina e levam nas mãos os pandeiros. São os personagens cômicos
do Reisado, junto com a Catirina.
Conhecida
antigamente como Lica, a Catirina é
a noiva do Mateus. Veste-se de preto, traz um pano amarrado na cabeça, o rosto
pintado de preto e um chicote nas mãos, com o qual corre atrás das moças e
crianças.
As
outras figuras formam o coro do Reisado, que participam ativamente apenas nas
batalhas, nas danças e no canto, quando respondem ao solo do Mestre. Formam
duas fileiras simétricas, organizadas hierarquicamente e posicionadas uma do
lado direito outra do lado esquerdo do Mestre.
O Rei de Congo com suas vertentes no Reisado (em suas músicas, dança e personagens) é oriundo do Rei de Couro, uma dança tradicional que em Major Sales/RN começou no ano de 1930 e era realizada para festejar a Festa de Reis, presta esta singela homenagem a todos que fazem a Cultura Popular
O Rei de Congo com suas vertentes no Reisado (em suas músicas, dança e personagens) é oriundo do Rei de Couro, uma dança tradicional que em Major Sales/RN começou no ano de 1930 e era realizada para festejar a Festa de Reis, presta esta singela homenagem a todos que fazem a Cultura Popular
Rainha
Catirina
Contramestre
Figurantes de cócoras