Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4/3) a lista final de premiados no edital Comunica Diversidade 2014: Edição Juventude, que premiará 60 jovens que desenvolvam iniciativas de comunicação voltadas à cultura.
O projeto é uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).
Foram
selecionados 10 jovens entre 15 e 17 anos; 25, entre 18 e 24 anos; e 25, entre
25 e 29 anos. Todos receberão prêmios com valor bruto de R$ 14 mil.
Os objetivos principais da iniciativa são
reconhecer, fomentar e incentivar ações de comunicação para a cultura que deem
visibilidade a expressões da cultura brasileira e fomentar iniciativas que, por
meio de processos de comunicação popular, ampliem o exercício dos direitos à
liberdade de expressão cultural e à comunicação.
Carmerindo
João de Lira Neto, 27 anos, foi o vencedor na categoria 25 a 29 anos. Ele é um
dos fundadores do Coletivo Força Tururu, que atua na formação de jovens por
meio da comunicação popular e comunitária no bairro do Tururu, em Paulista
(PE), região metropolitana do Recife. Criado em 2008, o coletivo – hoje com 10
integrantes – produz um fanzine bimestral, o Articulatu Tururu, que retrata
pontos positivos da comunidade, faz denúncia dos negativos e propõe debates de
conscientização sobre temas como aborto e homossexualidade, entre outros.
Um do
Projetos aprovados foi “O vai e vem da
Cultura” da jovem Perpétua Simone da Silva, 26 anos, de Major Sales/RN, que
se constitui como uma ação de comunicação da diversidade da cultura popular
através da circulação dos grupos de Rei de congo e Caboclos - Malhação de Judas
e com essas expressões culturais ir formando novas plateia, são grupos folclóricos
de raiz cultural familiar desde dos anos de 1924, que passam de geração em
geração sem perder a originalidade
folclórica tradicional e vão mantendo ativa a cultura viva, estimulando
através de suas ações um grande diálogo criativo entre a produção cultural e o
simbólico público dos jovens como sendo um momento de troca de experiências, de
novidades, atualidades e muita cultura, proporcionando novos quadros de valores
éticos para a sociedade.
Assessoria
de Comunicação
Ministério
da Cultura