DIA DE REIS: CONHEÇA A TRADIÇÃO MAJORSALENSE

Neste sábado (6) é celebrado o Dia de Santos Reis, ou Dia de Reis, data que marca oficialmente o fim dos festejos natalinos. É chegada a hora de desmontar as árvores de natal e guardar o presépio para ser usado no ano seguinte. Mas você conhece a tradição por trás desta data?
A CULTURA CATÓLICA
De acordo com a cultura católica, o Dia de Santos Reis é lembrado como o momento em que o recém-nascido Jesus Cristo recebe a visita dos Três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar. Esse dia costumava encerrar as festividades de Natal no período litúrgico da Igreja, e a tradição se manteve como o dia de desmontar as decorações de fim de ano por parte dos devotos.
A CULTURA EM MAJOR SALES
O Grupo do Rei de Congo de Major Sales, oriundo do Rei de Couro uma dança tradicional que era realizada para festejar a Festa de Reis. A Festa do Reisado começou em 1930 aqui no Sitio cavas, hoje Major Sales/RN, quem fazia a festa era o grupo do Rei de Couro, que começou com Seu José Berto, e atualmente com o Mestre Bebé.
O Rei de Couro era composto por umas figuras, ou seja, pelos seguintes personagens: o boi, a burrinha, o babau (o babau era a cabeça da caveira de um jumento) a Catirina e seu Anastácio. As figuras eram feitas de madeira enfeitadas de laquê, pintadas com carvão e coladas com grude, andavam fixadas em cangalha dos jumentos. Os dançadores a pé e a cavalo, tocando primeiro em pífano depois tocando violão, zabumba, reco-reco e fole, cantando de improviso assim:
O SENHOR DONO DA CASA/QUE ESTÁ DENTRO SAIA FORA/TRAGA LOGO A SUA ESMOLA/QUE O REI QUER IR EMBORA.
Todos dançavam, com o Grupo do Rei de Couro, nos terreiros principalmente nas noites de lua cheia, brincavam de reisado e dançavam xote e baião até a barra quebrar. Mas a grande apresentação do Rei de Couro era a Festa de Reis no dia 06 de janeiro, no sitio Cavas atualmente Major Sales/RN.

No ano de 2017 o grupo retoma essa tradição e sai em peregrinação pelas ruas de Major Sales visitando algumas instituições. Em 2018 irá percorrer alguns sítios do município visitando residências, na sede passará pela casa de dona Teresinha, todos amantes e conhecedores desta tradição cultural. Por fim, na casa de dona Perpétua, mãe do Mestre Bebé.